terça-feira, 4 de maio de 2010

Fortalecimento da EJA é discutido no encontro da Agenda Territorial em Brasília

 

UNDIME MS

Campo Grande / MS, 4 de maio de 2010.

 

Fortalecimento da EJA é discutido no encontro da Agenda Territorial em Brasília

 

A dirigente municipal de Educação de Jardim e delegada da Undime MS (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul), Suzana Lima de Medeiros, participou, entre os dias 28 e 30 de abril, em Brasília/DF, do encontro da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, uma ação conjunta do poder público e da sociedade civil em favor da garantia do direito a educação.

 

Promovida pela Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade), do MEC (Ministério da Educação), a 3ª Oficina de Trabalho foi aberta pelo secretário André Lázaro. Ao fazer a abertura da oficina, fez referências ao trabalho que durante os três dias seria desenvolvido pelas comissões de todos os Estados da Federação e  o Distrito federal, na intenção de melhorar a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, dando condições aos alunos egressos do Brasil Alfabetizado a continuidade aos estudos.

 

A Agenda de Desenvolvimento Territorial Integrado de Alfabetização de Educação de Jovens e Adultos foi criada na gestão de Lázaro, após verificar em contato com gestores de educação do Norte e Nordeste a necessidade de difusão para o conjunto dos estados das práticas de integração de ações entre o Programa Brasil Alfabetizado e a Educação de Jovens e Adultos.   

 

No encontro, reuniram-se cerca de 400 profissionais da educação do país. Na abertura participou, também, o representante da Unesco, Vicent Defourny. No painel de debates do primeiro dia, abordaram os temas "Desenvolvimento Territorial e a Intersetorialidade de Políticas Públicas" e "Agenda territorial: Articulação político-institucional, planejamento estratégico, controle social e desafios para a consolidação da política pública de Educação de Jovens e Adultos". Foi discutido, ainda,  "Desafios e perspectivas da intersetorialidade das políticas públicas para o planejamento e controle social da EJA". Foram  desenvolvidos  trabalhos em grupo regionais e, no dia de atividades, o tema foi  "Controle social de políticas públicas em educação de jovens e adultos: como garantir o direito de todos à educação de qualidade?".

 

Foram divididos grupos por região,  que definiram metas e propostas que foram entregues ao secretário Lázaro. Para a Undime ficou a responsabilidade de articulação com os dirigentes municipais para para que seja feita uma mobilização para saber quais cidades oferecem EJA nas Redes Municipais, valendo-se de análise diagnóstica, definição de objetivos e metas que subsidiem a implementação e gestão dessas ações para melhorar e fortalecer EJA no Brasil. "Uma das metas já definidas é darmos aos alunos egressos do Brasil Alfabetizado a oportunidade de continuar seus estudos, fortalecendo assim a EJA no Brasil", finaliza Suzana.

 

* Com informações da dirigente municipal de Educação de Jardim, Suzana Lima de Medeiros.

 
Thobias Bambil
Jornalista (DRT/MS 442) | Analista de Informações
Undime MS - União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul
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